Deixando o atendimento dos correntistas Banese mais rápido e prático

Deixando o atendimento dos correntistas Banese mais rápido e prático

Projeto

Totem autoatendimento

Módulo de atendimento

Data

Junho 2024 • Presente

Sobre o Totem

Sobre o Totem

O Totem de auto atendimento Banese Card surgiu da necessidade de otimizar e agilizar o atendimento presencial dos correntistas que precisem de alguns dos serviços que o Banco disponibiliza.

O problema

O problema

Muitos correntistas do Banese optam por utilizar alguns dos serviços indo nas agências mais próximas. Esses deslocamentos ocasionam em um volume maior de demandas nas agências, formando grandes filas, e gerando mais tempo gasto em serviços que poderiam ser resolvidos diretamente pelo aplicativo do Banese Card.

Pessoas em áreas rurais

Por estarem mais distantes das capitais, optam por resolver compromissos em uma única viagem até as cidades próximas. Dentre esses compromissos, incluem os pagamentos de contas indo nas agências, seja por baixa familiaridade com o aplicativo Banese Card para pagar contas, necessidade de sacar dinheiro físico, dentre outros fatores.

Pessoas de idade

Similar as pessoas em áreas rurais, no que tange a baixa familiaridade com o aplicativo Banese Card para pagar contas, necessidade de sacar dinheiro físico, dentre outros fatores.

Demais pessoas

Podem ser situações diversas, dentre elas, a necessidade de sacar dinheiro físico e pagar as contas em uma agência, instabilidade no aplicativo Banese Card, etc.

Principais objetivos

Principais objetivos

Com a implementação dos totens nas agências, os seguintes objetivos deveriam ser atingidos:

Com a implementação dos totens nas agências, os seguintes objetivos deveriam ser atingidos:

Com a implementação dos totens nas agências, os seguintes objetivos deveriam ser atingidos:

Otimizar atendimentos nos principais serviços por meio dos totens
Atendimentos em guichês para os clientes que realmente precisem de algum suporte específico
Reduzir custos por agências, diminuindo a quantidade de atendentes
Ampliar atendimentos com totens, inaugurando novas agências de pequeno porte

Demonstração

Demonstração

Alguns dos principais serviços contidos no sistema dos totens.

Tela inicial, onde os clientes podem escolher serviços por diferentes categorias
Emissão de fatura, podendo escolher a emissão completa, ou somente o boleto para pagamento, com variadas formas de envio
Pagamento de contas, com a leitura ou dígito manual do código de barras, podendo parcelar contas
Alteração no limite do cartão, com flexibilidade para solicitar aumentos com base em motivos específicos
Fácil alteração para a data de vencimento desejada
Desbloqueio do cartão de forma rápida e fácil
Flexibilidade para realizar alteração cadastral se necessário
Recarga de número celular com disponibilidade de parcelar o pagamento

Sobre o Módulo
de atendimento

Sobre o Módulo
de atendimento

O módulo de atendimento foi projetado para gerenciar tanto o desempenho dos totens, quanto dos atendimentos em guichês.

Principais objetivos

Principais objetivos

Com a implementação do módulo de atendimento, os seguintes objetivos deveriam ser atingidos:

Unificar todos os sistemas afim de termos uma única fonte para gerenciamentos
Obtenção de insights para os serviços do Banco com base na análise de dados

Demonstração

Demonstração

Alguns dos principais serviços contidos no Módulo de atendimento.

Resumo geral dos serviços mais utilizados
Resumo geral dos serviços mais utilizados
Resumo geral dos serviços mais utilizados
Resumo geral dos serviços mais utilizados
Identificador de dispositivos, possibilitando uma visão panorâmica de todos os totens
Identificador de dispositivos, possibilitando uma visão panorâmica de todos os totens
Identificador de dispositivos, possibilitando uma visão panorâmica de todos os totens
Identificador de dispositivos, possibilitando uma visão panorâmica de todos os totens
Cadastro de lojas e dispositivos
Cadastro de lojas e dispositivos
Cadastro de lojas e dispositivos
Cadastro de lojas e dispositivos
Dados por lojas e dispositivos
Dados por lojas e dispositivos
Dados por lojas e dispositivos
Dados por lojas e dispositivos
Relatórios detalhados por serviços e clientes, auxiliando na geração de insights
Relatórios detalhados por serviços e clientes, auxiliando na geração de insights
Relatórios detalhados por serviços e clientes, auxiliando na geração de insights
Relatórios detalhados por serviços e clientes, auxiliando na geração de insights

Resultados

Resultados

Após a inserção dos produtos nas agências, foi realizado o levantamento do total de serviços computados no antigo sistema de atendimento em guichês e também no módulo de atendimento, afim de entendermos qual o impacto dos totens perante o volume de atendimentos em guichês.

Atendimentos por Guichês e Totens

Atendimentos em Guichês

Atendimentos em Totens

4º Trimestre 2024

78%

44.312

22%

11.480

1º Trimestre 2025

78%

35.234

22%

9.118

2º Trimestre 2025

76%

31.924

24%

10.088

Total

78%

111.470

22%

30.686

22%

De redução nos

atendimentos em guichês

Serviços mais solicitados (Guichês)

Atualização Cadastral

27%

Emissão de Fatura

23%

Adesão SMS

17%

Desbloqueio de Cartão

7%

Outros serviços

26%

Serviços mais solicitados (Totens)

Emissão de Fatura

88%

Alteração de Limite

8%

Boleto de Negociação

2%

Atualização Cadastral

0,5%

Outros serviços

1,5%

Comparação da Emissão de Fatura por tipo de atendimento

36%

Atendimento em Totens

30.939 solicitações

64%

64%

Atendimento em Guichês

Atendimento em Guichês

55.248 solicitações

55.248 solicitações

Principais Insights

Os Totens já conseguem atender parte dos clientes, que gradativamente (conforme a expansão de novas agências de menor porte) tendem a consumir mais os serviços pelos Totens, sem precisar recorrer ao atendimento em Guichês.

Menos tempo de atendimento, uma vez que os fluxos do Totem estão bem diretos e objetivos
Consequentemente, gera menos tempo de espera em relação ao atendimento em Guichês
Consequentemente, gera uma diminuição no volume de filas para atendimentos em Guichês
Consequentemente, os Guichês podem focar em demandas mais específicas

Considerações finais

Considerações finais

Os produtos já estão implementados nas principais agências Banese Card, no qual os totens já estão sendo utilizados e gerando dados por meio do módulo de atendimento, afim de coletarmos insights para melhorarmos continuamente os serviços do Banese.

Obrigado :)

Obs: Algumas das imagens dessa apresentação foram geradas por Inteligência Artificial

Obs: Algumas das imagens dessa apresentação foram geradas por Inteligência Artificial

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