Projeto UX/UI

Sistema Multicálculo

Data

Março 2023 • Presente

Março 2023 • Presente

Um sistema multicálculo completo

para Corretoras de seguros

Um sistema multicálculo completo

para Corretoras de seguros

Sobre o projeto

Sobre o projeto

O Solutra é uma produto SaaS e B2B2C destinado para Corretoras de seguros gerarem apólices por meio de sistema Múlticálculos. simplificando o processo de cotação de seguros, elencando diversas ofertas de seguradoras em um único local.

Objetivos

Objetivos

1

O MVP deveria incluir somente o sistema múlticálculo voltado para seguros de automóveis, incluindo algumas integrações com API’s de seguradoras.

2

Incluir apenas os recursos mais básicos para gerar e gerenciar apólices, implementando mais recursos conforme feedbacks.

3

Testar o produto com usuários continuamente desde o início, fazendo iterações com mais precisão e velocidade.

Análise dos principais concorrentes

Análise dos principais concorrentes

O primeiro passo antes de iniciarmos a confecção do Solutra seria entendermos os principais recursos dos principais concorrentes, afim de ganharmos uma noção holística de como funcionam os produtos nesse segmento, além de gerarmos insights do que fazer e do que não fazer para garantir a criação de um produto mais objetivo.

1. Acesso aos concorrentes + Gravações dos recursos

Foi realizado a gravação de ponta a ponta dos recursos presentes nos correntes, afim de reavermos posteriormente cada um deles para que, após uma analise mais aprofundada, pudéssemos catalogar os recursos mais similares.

Alguns dos recursos analisados em cada um dos concorrentes:

Alguns dos recursos analisados em cada um dos concorrentes:

Alguns dos recursos analisados em cada um dos concorrentes:

2. Auditoria de conteúdo + Agrupamento de dados

Após a análise de ponta a ponta, foi realizado a auditoria de conteúdo, tabulando cada recurso de cada concorrente. Juntamente a isso, considerando o agrupamento das funções similares. Com isso, ficou mais evidente quais recursos eram essenciais nesse segmento, e quais recursos eram os diferenciais perante cada concorrente.

Alguns dos recursos similares agrupados e comparados entre os concorrentes:

Alguns dos recursos similares agrupados e comparados entre os concorrentes:

Alguns dos recursos similares agrupados e comparados entre os concorrentes:

Definição do MVP

Definição do MVP

Após toda a coleta e tabulação das informações, precisávamos definir quais recursos seriam essenciais para o MVP do Solutra.

1. Matriz de impacto e esforço

Utilizamos a matriz de impacto e esforço para entendermos a complexidade de implementação (sob a visão técnica) e o benefício para o produto e usuários (sob a visão de negócios) perante cada recurso.

Definição do impacto e esforço para os recursos catalogados:

Definição do impacto e esforço para os recursos catalogados:

Definição do impacto e esforço para os recursos catalogados:

2. Grau de prioridade

Após o uso da matriz, foi realizado a tabulação dos recursos classificando-os com base no maior impacto e menos esforço, e assim por diante. Com isso tivemos maior clareza sob quais recursos poderiam estar presentes no MVP.

Alguns dos recursos tabelados considerando o impacto e esforço:

Alguns dos recursos tabelados considerando o impacto e esforço:

Alguns dos recursos tabelados considerando o impacto e esforço:

Apresentação de alguns fluxos

Apresentação de alguns fluxos

Abaixo veremos de forma resumida alguns dos fluxos presentes no MVP do Solutra.

1. Configuração da corretora

As corretoras podem customizar as informações comerciais livremente, tal como considerar ou ignorar as Seguradoras em suas operações.

2. Criação da Cotação

Inclusão das informações básicas necessárias para que uma cotação seja registrada na plataforma.

3. Adição do item de cálculo

O item de cálculo é todo o artefato pertencente aos clientes que será segurado. No MVP do Solutra, o Item de cálculo é somente automóveis.

4. Geração de ofertas

As seguradoras retornam ofertas de seguro ou rejeições com base nas informações do item de cálculo adicionado.

5. Fechamento da cotação

Toda a etapa de Checkout para complementar as informações do segurado, tal como os meios de pagamento do seguro contratado.

6. Acompanhamento de apólices

Visão holística de todas as apólices dos segurados, com opção de anexar documentos.

Algumas iterações com base em feedbacks

Algumas iterações com base em feedbacks

Durante o desenvolvimento do Solutra, o produto foi sendo testado com uma base de usuários que possuem experiência com outros produtos similares. Por tanto, cada feedback foi importante para entendermos os erros e acertos, e com isso, otimizarmos o produto.

Abaixo veremos algumas das iterações:

1. Registro de endossos

Além de anexos inerentes a uma apólice, foi adicionado a opção de lançar informações de endossos que ocorrerem durante a vigência de uma apólice.

2. Diário para registros gerais da apólice

Esse recurso surge como complementar em relação as opções de anexar e registrar endossos, na qual pode englobar situações diversas que possam surgir durante a vigência de uma apólice.

3. Adição de mais Seguradoras

Esse feedback, apesar de não estar diretamente ligado ao design ou usabilidade, traria grande impacto para o negócio. Pois com base em feedbacks de algumas Corretoras, sentiram falta da integração com algumas Seguradoras que segundo eles, seriam dentre as mais utilizadas no segmento. Com essas adições, o Solutra não perderia espaço para os concorrentes.

Documentação e Handoff para o time de Desenvolvimento

Documentação e Handoff para o time de Desenvolvimento

Breve resumo da documentação realizada afim de auxiliar na etapa de Front-End, englobando todos os Tokens de Design, tal como os componentes de todo projeto, considerando consistência, modularidade e escalabilidade ao produto.

Inputs (Com Label)

Inputs (Com Label)

Buttons

Buttons

Colors (Primary)

Colors (Primary)

Colors (Secundary)

Colors (Secundary)

Spacings

Spacings

Shadows

Shadows

Border Width

Border Width

Considerações finais

Considerações finais

O produto já se encontra em ambiente de Produção, onde segue com contínuas melhorias com base em feedbacks dos usuários.

O produto deverá incorporar mais integrações com mais Seguradoras nas quais as Corretoras trabalham. De igual modo, a inclusão de mais opções de multicálculos voltadas para outros tipos de seguros (Vida, Casa, etc).

>> Obrigado <<

>> Obrigado <<

www.solutra.com.br